Panomâmica

Panomâmica

Saint-Guilhem-le-Désert et Pont du Diable

  
Saint-Guilhem-le-Désert


    Em 790, Guilhem foi nomeado vice-rei da Aquitânia, e esse foi o começo da sua vida pública. Destacou-se ainda como um grande guerreiro do seu tempo. Em 803 travou uma guerra contra os sarracenos, mas depois de uma vida de guerras resolveu se desarmar, e na solidão do vale de Gellone, em 804, fundou o mosteiro Saint-Sauveur Gellone, juntamente com monges da abadia do vilarejo vizinho, Aniane, e tornou-se um monge também. A abadia de Gellone é considerada, desde 1998, um patrimônio mundial da UNESCO.

  

   Quando Guilhem chamou o local de deserto, ele se referia a ausência de pessoas, e não de vegetação. Após passar pelos desfiladeiros, resolveu se estabelecer a margem esquerda do rio Verdus, encontrando ali um local para sua renovação espiritual. Assim, ele fez do vale um santuário. 

    Saint-Guilhem-le-Désert é um vilarejo muito charmoso, localizado no Departament d'Hérault, no sul da França, à aproximadamente 45 km de Montpellier. A vila tem cerca de 250 habitantes, casas com janelas romanas e renascentistas, enfeitadas delicadamente com flores, e suas construções revelam uma identidade medieval.




    Pode-se observar em diversas casas artesanatos com a flor la cardabelle, pertencente a família da alcachofra. Assim como o girassol (a qual achei bem parecida) ela tem a capacidade de captar a luz solar, com a abertura central da flor, e quando a umidade do ar aumenta ele se fecha. Por isso, ela pode ser usada como uma espécie de barômetro, e muitas vezes são colocadas nas portas das casas como sinal de proteção e sorte.




Pont du Diable

   Tempos depois, as duas abadias (Gellone e Aniane), colaboraram para a construção de uma ponte, entre os anos de 1028 a 1031, recebendo o nome de Pont du Diable (Ponte do Diabo). Possui 50 m de comprimento, e é considerada uma das mais antigas pontes medievais francesas, e também declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1998. 


  A paisagem é muito inspiradora, com suas rochas e águas verdes. Um bom local para um piquenique, ou simplesmente admirar a natureza.


  Durante o verão muitas pessoas se banham nessas águas ou navegam pelo Gorges Hérault de canoa.


   Há um serviço de transporte gratuito entre a Pont du Diable e o vilarejo de Saint-Guilhem-le-Désert. Você pode encontrar ainda, aos arredores da ponte, a Maison du site, com restaurante, loja de vinhos e a office de tourisme, onde você encontra muito produtos legais do local.




Como chegar

   Partindo de Montpellier, você pode chegar a esse vilarejo com a linha 308 do ônibus intermunicipal. Ele sai da estação de Mosson. Para saber mais sobre os ônibus intermunicipais veja mais na publicação sobre transporte em Montpellier.




Nenhum comentário:

Postar um comentário